O que é pegada ecológica?

Pegada Ecológica é um termo que vem sendo usado há alguns anos, mas ainda confunde muita gente. Esse conceito não tem a ver com adotar práticas ecológicas, ou se juntar à onda de preservação do meio ambiente.

A pegada ecológica é, na verdade, uma medida que calcula o impacto humano no meio ambiente. A palavra “pegada”, nesse contexto, tem a ver com a marca deixada na natureza – como se fosse a marca de uma pegada no chão. Ela avalia a quantidade de recursos naturais que são utilizados para atender às necessidades humanas. Esses recursos incluem alimentos, água, energia e transporte, bem como a capacidade da natureza de absorver os resíduos produzidos pelo ser humano.

Essa medida é baseada na ideia de que todas as atividades humanas têm impacto no meio ambiente e que devemos considerar a quantidade de recursos naturais que usamos em relação à capacidade do planeta de regenerá-los. E, para que a conta feche, é necessário que nós usemos somente a quantidade que a Terra tem capacidade de produzir. Infelizmente, não é o que acontece – e nós estamos, literalmente, em débito com o meio ambiente.

Para que serve a pegada ecológica

A pegada ecológica é uma ferramenta importante para estudar nosso impacto no Planeta e gerar conscientização sobre a necessidade de mudar nossos hábitos. Ela permite avaliar como nossas atividades diárias afetam o Planeta e nos incentiva a adotar práticas mais sustentáveis em nossas vidas, como reduzir o consumo de energia, usar transporte mais eficiente, reduzir o desperdício, lutar por mudanças efetivas nas legislações e cobrar mudanças de grandes corporações.

Em resumo, a pegada ecológica é uma medida que avalia a quantidade de recursos naturais necessários para atender às nossas necessidades diárias e o impacto que causamos no meio ambiente. É uma ferramenta importante para avaliar o impacto humano no Planeta e promover a conscientização e a adoção de práticas mais sustentáveis.

Deixe um comentário