Dia Mundial da Água

Mais do que uma celebração, o Dia Mundial da Água é uma oportunidade de Conscientização.

O Dia Mundial da Água acontece anualmente no dia 22 de março. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Como qualquer data temática, o principal objetivo do Dia Mundial da Água não é somente comemorar algo. Essas datas são criadas com o objetivo de serem uma oportunidade para levantar problemas e, principalmente, soluções. O Dia Mundial da Água existe para chamar a atenção, da população e dos governos, expor o tamanho do problema que enfrentamos e difundir a necessidade de preservação desse recurso extremamente vital para a vida no Planeta.

E essa data não é somente sobre a natureza. Dia 22 de março é, também, sobre o impacto da falta de água na desigualdade social.

Água no Brasil: Um reflexo da desigualdade

O Brasil é um país privilegiado em relação às suas reservas de água – temos cerca de 12% de toda a água doce do mundo. Mas essa água não é distribuída de maneira justa. Muitos lugares enfrentam problemas de escassez por conta da má gestão dos recursos hídricos. Isso prejudica a qualidade de vida da população e a perpetuidade da vida na Terra.

Apesar da abundância de recursos hídricos, algumas regiões sofrem com a falta de água. A falta de chuvas, o uso inadequado dos recursos hídricos e a degradação dos ecossistemas são algumas das causas desse problema.

A gestão dos recursos hídricos no Brasil ainda é um desafio, especialmente no que se refere à falta de planejamento, investimento e monitoramento das reservas de água. Muitas vezes, a gestão dos recursos hídricos é feita de forma ineficiente, o que prejudica a disponibilidade de água para a população e para as atividades econômicas.

É fundamental que o país adote políticas públicas e práticas de gestão mais eficientes e sustentáveis. É preciso levar em conta as particularidades de cada região e a conservação dos ecossistemas aquáticos.

Má gestão da água

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 35 milhões de brasileiros não têm acesso a água potável em suas casas. O saneamento básico falta para mais de 100 milhões de pessoas.

A falta de acesso à água potável e saneamento básico é um problema que afeta a saúde e o bem-estar das pessoas, especialmente de crianças e idosos. Doenças relacionadas ao saneamento inadequado, como diarreia, cólera e hepatite A, são responsáveis por muitas mortes e doenças no país. A falta de saneamento básico também causa desnutrição na primeira infância, e pesquisas comprovam que esse é o principal motivo de jovens e adultos sofrerem de déficit intelectual em nosso país.

Como utilizar o “Dia da água” para agir de forma mais consciente:

Todo ano, a ONU define um tema para o Dia Mundial da Água. Esse ano, o tema é: “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo“. Isso tem tudo a ver com o que acreditamos: acelerar mudanças com a participação de todos.

Cada gota importa. Por isso, cada um de nós importa. Quais ações você toma no seu dia a dia para reduzir o desperdício e água?

“Seja a mudança. Cada gota conta” – material de divulgação oficial da ONU

Para promover um melhor uso da água, precisamos trabalhar na conscientização sobre os problemas, na criação de soluções e partir para a ação. Vem conhecer algumas ações que você pode adotar:

  1. Use a água com sabedoria: evite deixar torneiras abertas mais do que o necessário, lave seu carro a seco, tome banhos mais curtos e reutilize a água sempre que possível, como para regar plantas ou lavar roupas.
  2. Conserte vazamentos: vazamentos de água geram um enorme desperdício. Verifique regularmente torneiras, tubulações e sanitários para detectar vazamentos e consertá-los o mais rápido possível.
  3. Promova a conscientização: compartilhe informações sobre a importância do uso racional da água e do saneamento básico com amigos, familiares e vizinhos. Também pode ser útil participar de campanhas de conscientização em sua comunidade.
  4. Apoie projetos e iniciativas: há muitas organizações e grupos que trabalham para promover o acesso à água potável e saneamento básico no Brasil. Considere apoiar essas iniciativas com doações ou voluntariado.
  5. Exija mudanças governamentais: pressione os governos locais e estaduais por mudanças na política de uso e acesso à água potável e saneamento básico. Exija que eles trabalhem para garantir que todos os brasileiros tenham acesso a esses serviços básicos e fundamentais.
  6. Cobre sua família e amigos: não é só o governo que precisa tomar atitudes. Todos nós precisamos. Cobre uma melhor postura de seus amigos e familiares. Chame a atenção para desperdício, aponte atitudes que podem ser melhoradas e fique de olho à sua volta.

E nós, o que fazemos para preservar a água?

Na DryWash, fazemos nossa parte economizando mais de 300 litros de água para cada lavado e deixamos de gerar o mesmo volume de esgoto.

Mas não podemos parar por aí. Os panos utilizados em nossas lojas são lavados em lavanderias que fazem reciclagem de água. Seguimos inovando em produtos que gastem menos água na formulação, embalagem, transporte e utilização. Também corremos atrás, todos os dias, de tornar essa tecnologia de lavagem a seco mais acessível para mais pessoas. Para isso, desenvolvemos linhas de produtos ultraconcentrados, barateando o produto e o frete. Desenvolvemos treinamentos online com preços acessíveis para que, mesmo longe dos grandes centros, as pessoas possam trabalhar com a lavagem ecológica. Sabemos que cada pessoa que se junta à nós, se torna parte dessa mudança.

E, acima de tudo, estamos sempre buscando nos informar, ouvir sugestões e inovar cada vez mais. Fazemos questão de ser parte relevante deste movimento por mais água, saneamento e saúde.

Dia da água: Motivos para celebrar?

Não faz sentido algum celebrar o Dia Mundial da Água se não estivermos, também, refletindo e agindo. É importante que o Dia Mundial da Água seja mais uma oportunidade para reforçar a conscientização e a mobilização da sociedade e dos governos em prol da proteção e da gestão sustentável dos recursos hídricos. É preciso pensar nas gerações presentes e futuras, e também em todas as espécies que habitam o planeta. Não podemos deixar que a água não falte.

Deixe um comentário