Sustentabilidade e Empreendedorismo

Sustentabilidade e empreendedorismo são conceitos que, cada vez mais, andam lado a lado. Com a maior compreensão do que realmente significa sustentabilidade (leia mais sobre nessa publicação), e da importância da Sustentabilidade Empresarial, fica cada vez mais claro como um conceito depende integralmente do outro.

Segundo o Sebrae e a ONU, empreendedorismo pode ser definido como a capacidade de uma pessoa colocar em prática, de maneira criativa e inovadora, seu potencial, agregando valor à situação ou ao contexto em questão. Empreender pode estar relacionado com abrir um negócio, mas também sugerir e realizar mudanças de forma criativa e inovadora dentro de uma empresa, ou até mesmo em uma escola, associação, etc.

A ideia de empreender é, acima de tudo, a capacidade de identificar problemas e oportunidades, criar soluções e investir recursos (que não precisam ser necessariamente financeiros) na criação de algo positivo para a sociedade.

Como a sustentabilidade faz parte do empreendedorismo

A relação entre sustentabilidade e empreendedorismo vai além da simples adoção de práticas que preservam o meio ambiente. Empreender de maneira sustentável significa criar soluções positivas que considerem os 3 pilares da sustentabilidade e possam ser perpetuadas por um período indeterminado de tempo.

Uma das grandes dificuldades enfrentadas por empreendedores é fazer com que seu negócio ou ideia sobreviva aos primeiros anos. Aplicando práticas sustentáveis, isso se torna mais possível, uma vez que o pensamento não está somente no agora, e sim na continuidade.

Sustentabilidade e empreendedorismo estão intrinsecamente ligados. Empreendedores sustentáveis são aqueles que enxergam maneiras de fazer com que seu negócio vá além do início, e a adoção de práticas sustentáveis não é mais uma opção para as empresas. Hoje, sustentabilidade é uma necessidade para garantir a sobrevivência do planeta, a evolução da sociedade e os resultados financeiros das próprias empresas.

Deixe um comentário